terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fátima Lopes


Natural da ilha da Madeira, Fátima Lopes cresceu na cidade do Funchal. Desde criança revelou um interesse pelo mundo da moda e durante a sua adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupas para si própria. Graças à sua fluência em línguas estrangeiras, trabalhou no Funchal como guia turística de uma agência de viagens.

Em 1990 mudou-se para Lisboa com o objectivo de prosseguir uma carreira como estilista. Nesta cidade abriu com uma amiga uma loja chamada "Versos", onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais. Em 1992 o nome da loja mudou para "Fátima Lopes". Em Setembro do mesmo ano participou como criadora num espectáculo de moda realizado num convento de Lisboa, onde as suas propostas foram bem acolhidas.

Em 1994 mostra as suas roupas pela primeira vez no "Salon du Prêt-à-Porter Feminin" em Paris. No ano seguinte participa no grande evento de moda nacional, o "Portugal Fashion". Entre 1996 e 1998, Fátima começa a desenhar sapatos e carteiras dirigidos quer ao público feminino, quer ao público masculino.

Em 1996 abre a sua primeira loja internacional, situada na cidade de Paris.

Desde 1999 participa duas vezes por ano no Salão da Moda de Paris, sendo actualmente a única portuguesa presente. Em 2000 causa grande atenção mediática por desfilar na capital francesa o mais caro biquíni em ouro e diamantes, avaliado em cerca de um milhão de dólares.

Em 2002 foi convidada pela Mattel a criar uma boneca Barbie, tendo decidido reproduzir na boneca o biquíni de ouro e diamantes que usou em Paris. Em 2003 abriu a sua primeira loja de roupa nos Estados Unidos da América, situada na cidade de Los Angeles.

A tendência da moda

Moda é a tendência de consumo da actualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

A moda é abordada como um fenómeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarela A cada dia que passa o mundo da moda vem surpreendendo e superando as pessoas, com cores vivas, tendências novas,cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona aos que seguem um tendência sempre inovadora e ousada.Ela e abordada sempre,encaixa em qualquer assuntos e e sempre um meio de inspirarão aos que sequem.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

o vestido preto de 1925


Bijutaria













































Em 1997, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres - um verdadeiro escândalo aos mais conservadores. Foi a época da estilista Coco Channel, com seus cabelos curtos
blazeres, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Channel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.
As roupas nas décadas de 60 e 70, época dos hippies, transmitiam a paz e amor, lemas da época, por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontracção e bom humor, como também a liberdade de expressão perante o regime ditatorial em países como o Brasil, Chile e França.

Camisas e pijamas




Moda Outono


a moda de 1925

OBS: A moda teve o seu marco nas décadas de 60 e 70, com a influência de "mods" "skinheads" que buscavam um meio alternativo de se vestir. Eles destruíam roupas clássicas e misturavam com roupas quotidianas , no entanto o mercado viu a necessidade de fazer roupas finas que atendesse aquele público que queria sair do clássico.
Foi a época de Hollywood em alta, e a maioria dos grandes estilistas da época, como Coco Channel e Jean Patou, criaram roupas para grandes estrelas.

Um album genial!

Image and video hosting by TinyPic